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LIGA ONLINE F1 - REGRAS

Última atualização das regras: 02/03/2020

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CAMPEONATO

Cada edição do Campeonato Brasileiro de F1 Virtual é composta por 08 etapas (corridas), com duração média de 2 meses.

Plataforma: CONSOLE PLAYSTATION 4 - Não organizamos campeonatos para PC e Xbox.

DAS CORRIDAS (BANNER GERAL)


DOS CARROS

DESEMPENHO IGUAL, ou seja, independente da equipe os carros terão a mesma performance.

Já quanto a formação das equipes, ela é automática, oriunda exclusivamente da classificação final do piloto na edição anterior.
* As exceções ocorrem quando há necessidade de encaixes de pilotos em vagas abertas momentos antes de iniciarmos uma nova edição, ou com a edição em andamento.



Regra 1 - DO SOBE E DESCE ENTRE CATEGORIAS


ASCENSÃO E REBAIXAMENTO

Categoria ELITE (1ª Divisão):
  • Caem os 4 últimos colocados para Categoria Especial.
Categoria ESPECIAL (2ª Divisão):
  • Sobem os 4 primeiros colocados para Categoria Elite;
  • Caem os 4 últimos colocados para Categoria Base.
Categoria BASE (3ª Divisão):
  • Sobem os 4 primeiros colocados para Categoria Especial;
  • Caem os 6 últimos colocados para Categoria Aspirantes.
Categoria ASPIRANTES (4ª Divisão):
  • Sobem os 4 primeiros colocados para Categoria Base;
  • Caem os 4 últimos colocados para Categoria Iniciantes.
Categoria INICIANTES (5ª Divisão):
  • Sobem os 4 primeiros colocados (1º e 2º para Cat. Base, 3º e 4º para Cat. Aspirantes);
  • Os últimos quatros colocados abrirão vagas para SELETIVA LOF1.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

É dever dos participantes respeitarem o sobe e desce entre as Categorias (divisões), visando sempre manter o equilíbrio entre os participantes, com a exceção por motivos de indisponibilidade justificados e aceitos pela direção do campeonato.

Caso algum piloto desista de participar do campeonato, já sendo respeitado o sobe e desce de pilotos entre as categorias, a direção ficará livre para fazer encaixes visando sempre fortalecer o grid da Categoria.

    Regra 2 - DAS PREMIAÇÕES
    • TROFÉU APENAS PARA OS CAMPEÕES DE CADA DIVISÃO;
    • REGISTRO NO HALL DA FAMA NO SITE DA LIGA.


    Observação: Ao campeão da Categoria Iniciantes, 5º Divisão, a entrega do troféu estará condicionada a participação na Categoria Base, respeitando as regras de ascensão do campeonato. Caso não aconteça, premiaremos o segundo colocado com o troféu de vice-campeão, na mesma condição.

    Regra 3 - DAS PONTUAÇÕES E RANKING

    PONTUAÇÃO:
    Dos 20 pilotos, pontuam apenas os 12 primeiros colocados, sendo:
    01° colocado: 25 pontos
    02° colocado: 20 pontos
    03° colocado: 16 pontos
    04° colocado: 14 pontos
    05° colocado: 12 pontos
    06° colocado: 10 pontos
    07° colocado: 08 pontos
    08° colocado: 06 pontos
    09° colocado: 04 pontos
    10° colocado: 03 pontos
    11° colocado: 02 pontos
    12° colocado: 01 pontos

    Volta mais rápida: O piloto que fizer a volta mais rápida da corrida ganhará 01 ponto extra, desde que conclua entre os 10 primeiros colocados.

    Os pontos serão concedidos a todos os pilotos que ao menos tenham participado de no mínimo 90% das voltas da etapa disputada.

    ENTENDA O RANKING LOF1:

    O Ranking, presente no menu ESTATÍSTICAS, trás os cálculos da temporada (atual e anteriores), geral por pilotos e por Estados (UF).


    1. Os pontos serão concedidos a todos os pilotos que ao menos iniciarem a prova.

    2. Cálculo para pontuação do Ranking: é a soma dos pontos adquiridos na corrida (veja tabela na Regra 4 - PONTUAÇÃO), (+) mais os pontos referente ao lastro do ranking para cada Categoria (veja tabela abaixo).

       LASTRO POR CATEGORIA:
            CATEGORIA          PONTOS    
      ELITE30
      ESPECIAL25
      BASE15
      ASPIRANTES10
      INICIANTES5


    Regra 4 - DOS PILOTOS

    DAS OBRIGAÇÕES E DEVERES DE CADA PILOTO:


    1. Serão permitidas 02 faltas por edição, ou seja, 25% do número de etapas oficiais. A partir da terceira ausência, fica a critério da direção da LOF1 a exclusão imediata do piloto do restante do campeonato.

    2. Cumprir o horário definido! Importante que todos os pilotos estejam online 10 minutos antes do início das corridas.

    3. Todos os pilotos são obrigados a gravar suas corridas, as imagens poderão ser solicitadas pela direção de prova para análises de possíveis incidentes (punição de -3 pontos pela falta de imagens quando solicitadas).
             (CLIQUE AQUI E APRENDA A GRAVAR SUAS CORRIDAS).

    4. Obrigatório o uso de login padrão LOF1 | Exemplo: LOF1_NOME   |   LOF1_SOBRENOME   |   LOF1_NomeSobrenome


    Regra 5 - DAS CORRIDAS

    INFORMAÇÕES GERAIS DA CONFIGURAÇÃO NO LOBBY DE JOGO:


    OPÇÕES DA SESSÃO
    Nível do Piloto IA
    : 41 (Médio)
    Desempenho carro
    : IGUAL
    Máximo de pilotos
    : 20 por categoria
    Duração do treino
    : Nenhuma
    Classificação
    : Sessão curta de qualificação
    Distância da prova
    : 50%
    Clima predefinido
    : Clima Dinâmico 
    Horário de início da sessão
    : Oficial


    CONFIGURAÇÕES DA CORRIDA

    Regras de parque fechado
    Ligado
    Colisões
    : Ligado
    Danos veículo
    : Completo
    Gerando fantasma
    : Ligado
    Acerto do carro
    : Aberto (em todas as etapas à partir da 29º ed.)
    Safety Car
    : Ligado
    Regras e bandeiras
    : Ligado
    Rigor de cortes de curvas
    : Rígido
    Volta de apresentação
    : Ligado
    Início da corrida
    : Manual
    Temperatura dos pneus
    : Superfície e carcaça (simulação)

    DA SALA DE JOGO:

    A organização abrirá a sala de jogo (lobby) e enviará os convites com 10 minutos de antecedência do horário oficial da corrida. Após iniciada a transmissão, quem perder a conexão restará apenas tentar voltar para a sala de jogo.

    PROBLEMAS DE CONEXÃO APÓS INICIADA QUALIFICAÇÃO/CORRIDA:

    Caso ocorra algum problema durante a etapa por motivo de erro do jogo (bug), conexões com a internet,  Play Station Network (PSN) sem conexão, etc., que seja necessário reiniciar a corrida devido um percentual elevado de desconexão dos pilotos com a sala de jogo, será aberta uma nova sala com a seguinte configuração:

     - A sala será configurada conforme descrito no início deste tópico...

          Exceção: caso no momento do reinício da corrida, já tenha se passado mais do que 20 minutos do inicio do horário oficial da corrida, neste caso a qualificação passará a ser de uma volta rápida (SESSÃO ÚNICA DE QUALIFICAÇÃO) e dependendo do momento em que o erro aconteceu, a corrida poderá ser de 25% das voltas oficiais (DISTÂNCIA DA PROVA). 

            Importante: a decisão da configuração da sala (lobby) será tomada exclusivamente pelo diretor de prova.

    * Caso não seja possível realizar a etapa, ela infelizmente será cancelada.


    DOS ABANDONOS DE CORRIDAS

    1. O piloto que desistir da corrida obrigatoriamente deverá ABANDONAR A SESSÃO antes de sair da sala (lobby) de jogo, assim evitará que seu carro fique correndo na pista no modo IA (Inteligência Artificial).

            Motivo: O carro no modo IA (Inteligência Artificial) pode beneficiar alguns pilotos com a possível utilização do DRS (abertura da asa traseira) e até atrapalhar quando se faz curvas juntos, ou seja, pode interferir no resultado de uma corrida.

          Punição: Sujeito a advertência e/ou perda de até 3 pontos, ou em caso de reincidência sujeito a perda da participação na qualificação da próxima etapa.

    PARTICIPAÇÃO NA CORRIDA

             Todo piloto que completar ao menos 90% da distância total do Grande Prêmio será classificado, mesmo que não esteja mais na pista quando a bandeirada final for dada ao vencedor da prova.

    Regra 6 - DOS INCIDENTES NA CORRIDA

    INFORMAÇÕES GERAIS

    Todo piloto que se sentir prejudicado por motivo de imprudência de pilotagem de outro piloto durante a corrida, deverá formalmente, encaminhar ao Diretor de Prova, a solicitação de analise do incidente para que o ocorrido seja investigado.

    O vídeo, com o momento exato do incidente, OBRIGATORIAMENTE deve ser encaminhado para o Diretor de Prova via "WhatsApp".

             (*) Para identificar o Diretor de Prova da sua categoria, você deve observar no rodapé da tabela de pontuação do campeonato que você esteja participando.


    TRIBUNAL PARA JULGAMENTO

    Todas as penalidades serão analisadas e julgadas pelo Tribunal da LOF1, composto por pilotos e diretores da organização.

     * A direção publicará o resultado no site em até 72 horas após o término da corrida.
     * Não será permitida a contestação do resultado da análise por parte do pilotos.


    A bancada é compostas pelos seguintes componentes:
    • Alexandre Simaika (São José dos Campos / SP);
    • Eduardo Sucupira (Uberaba / MG);
    • Fábio Leite Silvestre (Santos / SP);
    • Jonas Rudof (Blumenau / SC);
    • Marcelo Veloso (Formiga / MG);
    • Ricardo Monte Serrate (Goiânia / GO);
    • Renato Rocha (Ravena / MG).

    DOS PRAZOS PARA RECLAMAÇÃO

    1. O piloto que deseja solicitar a analise do incidente tem o prazo de 24 horas, após o término da corrida, para enviar ao Diretor de Prova as evidências (vídeo) referente ao incidente;
    • As imagens deverão ser, obrigatoriamente, da câmera onboard do carro do piloto que solicitou a analise do incidente. (CLIQUE AQUI E APRENDA A GRAVAR SUAS CORRIDAS). O vídeo deverá ser enviado na posição imagem deitada (landscape) com todos os detalhes possíveis do momento do incidente e o nome do piloto infrator.

    2. Todo piloto infrator deverá apresentar, quando solicitado pelos membros do tribunal, seu vídeo de defesa para a devida análise. Na ausência do vídeo, independentemente das circunstâncias, este piloto será punido com a perda de até 3 pontos por incidente solicitado para analise.
    • Caso não tenha gravado sua corrida, poderá apresentar como imagem de defesa as da transmissão da organização, porém estará sujeito a punição caso as imagens sejam consideradas insuficientes para uma preciosa análise.

    Observação: Nos casos de advertência, a direção passará orientações gerais no grupo da respectiva Categoria. Caso o piloto infrator seja reincidente, estará passível de punição com perda de pontos.

    DOS PEDIDOS DE INVESTIGAÇÃO

    1. Todo piloto tem o direito de solicitar analise de incidente quantas vezes forem necessárias  durante o andamento do campeonato. As solicitações serão analisadas, julgadas e publicadas no site. Caso o piloto solicitante já tenha solicitado analise(s) de incidente(s) e já possua (2) dois resultados onde não houve imprudência por parte do piloto infrator, isto é, tenha sido ABSOLVIDO, neste caso, o piloto solicitante perde o direito de solicitar novas investigações.

    O objetivo é fazer com que os participantes analisem bem cada caso, para que, com real convicção solicite investigação, descongestionando assim o judiciário. 


    Regra 7 - DAS PUNIÇÕES

    1. O piloto que causar acidentes por falta de prudência e que venha causar prejuízos a outro piloto.
    Punição: Sujeito a perda de até 30 pontos no campeonato em curso;
               Sujeito a não participação da qualificação para a próxima corrida (quando causado na largada ou nas voltas iniciais);
                   Sujeito a exclusão do campeonato caso seja reincidente e haja de má-fé.

    2.      O piloto que utilizar atalhos ou falhas do jogo que venha se beneficiar.
    Punição: Sujeito a perda de até 10 pontos ou desclassificação da corrida.

    3.      O piloto que ofender ou colocar em dúvida a idoneidade de qualquer outro participante ou membro da equipe de organização da Liga Online F1.
    PuniçãoSujeito a exclusão do campeonato, sem nenhum ressarcimento.
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    GRUPO LOF1 - Campeonato Brasileiro de F1 Virtual